O protocolo de autoajuda (Versões em português e português do Brasil)
Para começar o protocolo de autoajuda você precisa de:
Um smarthphone com o app do YouTube
Um óculos de RV 3D (cardboard). Você pode comprar um por 18-40 Reais. Se você não tiver um desses, poderá também usar a experiência virtual ativando o giroscópio de seu celular ou tablet.
O protocolo de 7 dias que está logo abaixo
Um parceiro/a para compartilhar a experiência
Para mais informações sobre o uso da RV e a ciência por trás do protocolo, visite os vários links que deixamos disponíveis para você.
Versão em português do Brasil
Versão em português
SUGESTÕES DE USO:
Use-o por uma semana, duas ou mais vezes por dia
Vai depender do seu nível de ansiedade. A ideia é tentar pela manhã tão logo você se levante e novamente antes de dormir como uma ferramenta de regulação emocional. Entretanto, se houver alguma dificuldade no decorrer do dia, O Jardim Secreto pode se tornar um lugar seguro para reduzir o estresse emocional e começar de novo.
Use-o junto com uma ou várias pessoas
Seu parceiro pode ser seu filho ou, simplesmente, um grupo de amigos, mesmo que vocês não estejam todos no mesmo ambiente físico. Estar juntos na mesma experiência compartilhando sentimentos e reflexões propostas pode reconstruir o senso de comunidade e reduzir as diferenças.
Use-o para pensar em você e em seus projetos futuros
Um dos paradoxos do coronavírus é que, apesar de ser um problema, pode ser também uma oportunidade única. De fato, querendo ou não, essa situação nos obriga a mudar e a lidar com novas situações, como a quarentena, a convivência estreita com filhos e cônjuge, a falta de relacionamentos e assim por diante. Partindo dessa perspectiva, a experiência com O Jardim Secreto pode ser usada para limpar a mente, abrindo-nos um novo espaço e energia para refletir e para lidar com nossos sonhos e explorar o que os está bloqueando. Você verá mais abaixo uma sugestão de protocolo para seguir depois da primeira experiência diária com O Jardim Secreto.
PRIMEIRO PASSO: ABRA O VÍDEO DO JARDIM SECRETO NO APP DO YOUTUBE E COLOQUE O SMARTHPHONE NO ÓCULOS DE RV
Clique neste link para que seu smartphone abra o app do YouTube. Tocando na tela do smartphone você verá a interface mostrada abaixo.
Pressione o botão em forma de ÓCULOS abaixo e à direita. A tela se dividirá em duas. Quando isso acontecer, coloque o seu smartphone no óculos virtual e desfrute da experiência.
Caso tenha algum problema, utilize este vídeo para orientação.
Dia 1: Luta contra a ruminação
O PROBLEMA: pensar no coronavírus e nas suas consequências, assim como tê-lo dando voltas na mente é natural. Entretanto, para que isso não se transforme em uma fixação, é preciso aprender a controlar esse processo.
O OBJETIVO: para fazer isso, comece mudando de perspectiva. Por exemplo: tente imaginar que você é uma pessoa diferente – um médico que tem que tratar um paciente, um político que tem que decidir o que fazer, uma enfermeira que tem que dar suporte ao paciente em seus últimos momentos de vida – e descrever por escrito como você desabafaria a raiva, sentimentos de desamparo, e/ou outra dificuldade emocional que essa situação pode gerar.
EXPERIÊNCIA SOCIAL: se você quiser pode conversar sobre seus sentimentos com seu parceiro/a e compará-los com os dele/dela para entender as semelhanças e diferenças.
Dia 2: Desperte a sua autoestima
O PROBLEMA: a quarentena, ao nos forçar a repetir sempre as mesmas coisas com as mesmas pessoas no mesmo espaço físico, pode nos tornar apáticos e baixar nossa autoestima.
O OBJETIVO: para despertá-la, liste por escrito os cinco aspectos de seu caráter e de sua personalidade que você aprecia. Coloque-os em ordem de importância, e discuta os dois pontos a seguir para cada um: por que isso é importante e como isso influenciou sua vida e seus relacionamentos?
EXPERIÊNCIA SOCIAL: se quiser, converse com seu parceiro/a e verifique se ele/ela compartilha a mesma visão ou não, e por quê.
Dia 3: Desperte sua memória autobiográfica
O PROBLEMA: a falta de lugares enfraquece nossa memória autobiográfica, levando-nos a relembrar sempre os mesmos dias e nos fazendo perder a memória de quem somos e do que queremos.
O OBJETIVO: para despertá-la, liste por escrito quatro momentos e/ou eventos em sua vida que ajudaram você a ser quem você é e um momento da emergência do coronavírus que você lembra em particular. Para cada um deles discuta os seguintes pontos: por que esses momentos/eventos são importantes, quais emoções provocaram em mim, e quando experimentei emoção similar?
EXPERIÊNCIA SOCIAL: se desejar, você pode compartilhar esses pontos com seu parceiro/a e comparar com o seus para entender semelhanças e diferenças.
Dia 4. Desperte o seu senso de comunidade
O PROBLEMA: o enfraquecimento do senso de comunidade pode aumentar nosso sentimento de solidão.
O OBJETIVO: para despertar o seu senso de comunidade, liste as cinco pessoas mais significativas em seus relacionamentos. Para cada uma, discuta os pontos abaixo: por que elas são importantes, você também é importante para elas e por quê?
EXPERIÊNCIA SOCIAL: se desejar, discuta isso com seu parceiro/a e compare com suas escolhas para entender semelhanças e diferenças.
Dia 5. Desperte os seus objetivos e os seus sonhos
O PROBLEMA: o sentimento contínuo de ansiedade gerado pela emergência do novo coronavírus pode levar à interrupção de nossas atividades da vida diária, fazendo-nos perder nossos objetivos e aspirações.
O OBJETIVO: para despertá-los, liste por escrito três objetivos concretos e dois sonhos/aspirações que você gostaria de alcançar depois da quarentena. para cada um deles, discuta os seguintes pontos: por que eles são importantes para você, o que você sente que é necessário para alcançá-los, e o que você pode fazer agora?
EXPERIÊNCIA SOCIAL: se você desejar, pode discuti-los com seu parceiro/a para entender semelhanças e diferenças.
Dia 6. Aumente a sua empatia
O PROBLEMA: todos os relacionamentos sempre envolvem um dar e receber. Mas para efetivamente “dar” nós devemos ser capazes de “receber” o ponto de vista do outro.
O OBJETIVO: para fazer isso, pense na última interação significativa que você teve com cada uma das cinco pessoas que indicou no dia 4 e tente descrever por escrito as emoções que você acha que elas sentiram naquele momento.
EXPERIÊNCIA SOCIAL: novamente, você pode discutir suas emoções com seu parceiro/a e compará-las para entender semelhanças e diferenças.
Dia 7. Planeje a sua mudança
O PROBLEMA: o novo coronavírus, voluntária ou involuntariamente, nos obriga a mudar e a lidar com novas situações como a quarentena, convivência estreita com crianças e cônjuge, falta de relacionamentos, e assim por diante.
O OBJETIVO: você pode se propor a usar esse período para tentar melhorar sua vida. Comece identificando por escrito três aspectos de sua vida com as quais você está insatisfeito/a. Em uma primeira folha descreva as possíveis soluções, colocando-as em ordem de probabilidade de sucesso e custo/oportunidade. Em uma segunda folha, identifique os problemas potenciais e seu impacto. Finalmente, na terceira folha, identifique as ferramentas e/ou informação que lhe faltam, mas que podem ajudá-lo/a a alcançar possíveis soluções.
EXPERIÊNCIA SOCIAL: finalmente, rasgue a folha de problemas e use as outras duas folhas para planejar estratégias que possam conduzir à resolução de seus problemas com o apoio de seu parceiro/a.